segunda-feira, 30 de julho de 2012

Administração para concursos do Cespe

Olá, pessoal!

Hoje vou postar algumas referências para quem vai prestar concursos organizados pelo Cespe que abordem a matéria de administração, em especial para quem ainda está perdido com esta matéria e não sabe por onde começar.

Desde já, ressalto que as dicas servem especialmente para o Cespe, tendo em vista que a FCC costuma cobrar, em geral, apenas os conceitos e outras bancas podem utilizar outras bibliografias (deixaremos elas para outro dia). Então, é o seguinte:

O Cespe costuma elaborar suas questões com base no livro do Chiavenato, então, não se prendam a outras bibliografias ou a apostilas resumidas demais, que abordem apenas conceitos. O Cespe costuma cobrar o entendimento e as classificações do Chiavenato, e pronto - são raras as questões que não são resolvidas com os conhecimentos deste livro - por isso, é possível garantir a maior parte da prova, pelo menos, se você tomar ele como base em seus estudos.

Mas o Chiavenato tem diversos livros publicados, o mais famoso é o Introdução à Teoria Geral da Administração - e eu não indico que você estude por este! Já explico: embora contenha tudo o que o Cespe  cobra, este livro é dividido por escolas, com uma abordagem mais histórica, o que pode confundir e tornar a matéria mais fragmentada.

Então, qual livro dele eu indico? O Administração nos Novos Tempos, que é dividido por Processos Administrativos (planejamento, organização, direção e controle). Isso permite que você encontre todo o conteúdo sobre liderança ou motivação, por exemplo, em um só capítulo, com as teorias todas juntas, o que permite um maior entendimento de cada matéria especificamente. E o que ler neste livro? Quase tudo - sim, o Cespe cobra quase todo ele. Mas você pular os estudos de caso, as historinhas sobre empresas, e outros quadros e resumos (cuidado para não pular explicações importantes).

Quanto a videoaulas, indico que assistam as da professora Giovana Carranza (no Eu Vou Passar). Ela é ótima: bastante didática e comunicativa (difícil de esquecer alguma explicação dela). Além disso, as aulas dela são todas baseadas no livro do Chiavenato que mencionei, o que pode fazer com que você nunca mais esqueça a matéria.

Bom, acho que nem precisaria terminar dizendo que façam muitas questões, né? Até porque isso é fundamental para toda matéria!

Abração e bons estudos,

Letícia

Regulamento Concurso Defensoria RS

Já foi publicado o regulamento para o concurso da Defensoria Pública do RS: http://www.dpe.rs.gov.br/site/concurso_regulamento_serv.php

No regulamento, ainda não constam cronograma e outras informações importantes. Porém, sua publicação sinaliza que o edital do concurso está realmente próximo de ser publicado!