domingo, 11 de abril de 2010

O "concurseiro" e os sufixos

Muitos dos leitores do blog já devem ter percebido a minha resistência em utilizar a palavra concurseiro, e a minha visível preferência pela utilização da palavra concursando. Desde já, explico que não tenho nada contra aqueles que preferem a primeira denominação. Acontece que, eu, pessoalmente, prefiro não autodenominar-me concurseira, por uma questão que ultrapassa as preferências gramaticais e chega a ser até superticiosa.
Bom, mas para melhor esclarecer, vamos aos sufixos e às impressões que eles causam:
EIRO - passa a idéia de profissão, algo permanente (engenheiro, pedreiro, carpinteiro).
ANDO - passa a idéia de uma situação temporária, uma ação presente que busca uma finalidade (graduando, bacharelando - eles trabalham para perder a letra N do sufixo).
A parte superticiosa disso, creio que já tenham percebido. Acredito (não me perguntem o porquê), que, utilizando a segunda opção, eu possa atrair vibrações melhores para o fim que eu tanto busco, que é tirar o N do meu sufixo. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário